Os oráculos do Mundial de Futebol

Translated into Portuguese (Original version)


Lembra-se de Paul, o Polvo? Ele foi a estrela do Mundial de Futebol de 2010, ao conseguir adivinhar o vencedor dos jogos da Alemanha. Ele também adivinhou o vencedor da final. A sua carreira começou no Europeu de Futebol de 2008, ao acertar nos resultados de 11 dos 13 jogos. As suas previsões eram dadas com base em duas caixas com comida marcadas com as bandeiras nacionais das equipas envolvidas em cada jogo. Infelizmente, morreu no final de 2010.

Mas Paul não era um caso único. Até Harry , o Crocodilo, adivinhou o vencedor do Mundial de Futebol de 2010. E ele até conseguiu prever dois resultados consecutivos das eleições federais australianas. No entanto, nunca teve o encanto do polvo alemão. Nem Mani, um papagaio de Singapura que previu os vencedores dos quartos de final e das meias finais do Mundial de Futebol 2010, fez melhor, ao não conseguir acertar no vencedor da final disputada entre a Espanha e a Holanda.

Desde a morte de Paul, tem-se assistido a uma fervorosa competição para ocupar o trono do polvo alemão. Durante o Europeu de Futebol de 2012, três animais participaram nesta disputa: Citta, um elefante indiano que vive num jardim zoológico de Cracóvia, na Polónia. Fred, um furão ucraniano que pode ser seguido no Twitter. E Funtik, um porco ucraniano capaz de prever correctamente os resultados de 2 em cada 3 jogos.

Quem irá substituir o polvo Paul neste Mundial de Futebol? Será o papagaio abençoado pelo Papa Francisco na Praça de São Pedro, que agora é estrela de uma estação de televisão pública italiana? Ou Nelly, o elefante alemão que, até ao momento, acertou em 30 das 33 previsões que fez para resultados de jogos? E, claro, também não se pode subestimar os poderes adivinhatórios do panda bebé apoiado pelos meios de comunicação públicos chineses.

O papagaio italiano Amore (amor em italiano) faz as suas previsões escolhendo a bandeira da equipa vencedora, num campo de futebol em miniatura. Nelly prefere prever os vencedores chutando uma bola para dentro de uma das balizas assinaladas com as bandeiras dos países em competição. Já o panda bebé adivinha o resultado dos jogos da fase de grupos, escolhendo a comida colocada em duas caixas identificadas com bandeiras e, durante as eliminatórias, subirá a uma árvore com uma bandeira hasteada.

Tem algum animal de estimação?
Ele conseguiria fazer melhor? Como?
Deixo-o tentar!

by Paulo Caldeira

2631 Votes
#7 of #1440 in the World
#1 of #61 for Portuguese


Paulo Caldeira's website

Go to the ranking page for Portuguese

Can you translate better?

Join the challenge